Abrasel Paraty

Associação de Bares e Restaurantes de Paraty

Passaporte Verde e Paraty Sustentável

leave a comment »

Com o conceito “Turismo sustentável por um planeta vivo”, a campanha tem o objetivo de estimular a reflexão do turismo consciente, seus aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais.

Mostrando que através de atitudes simples, como o consumo responsável e o uso racional dos recursos naturais, podemos favorecer a economia e o desenvolvimento dos destinos que o turista visita.

Lançamento do Passaporte Verde

Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destaca em seu discurso de lançamento da Campanha Passaporte Verde os projetos desenvolvidos pela Agenda 21 de Paraty.
Foto: Ladjane Francisco – Coopbrilho-Disqueóleo (Projeto de coleta de óleo), Allan Milhomens – MMA (Coordenador da campanha Passaporte Verde), José Ferreira – Agricultor Agroecológico (Projeto Vivência Paraty-Agroecoturismo), Achim Steiner – Diretor-executivo do Pnuma, Izabella Teixeira – Ministra do Meio Ambiente, Paulo César Caju – Presidente ABRASEL – Paraty (Projeto Gastronomia Sustentável de Paraty)

 

Paraty foi escolhida como cidade-piloto da Campanha Global Passaporte Verde pelos seus 375 atrativos naturais, seu calendário cultural diversificado e a presença de manifestações culturais autênticas – comunidades tradicionais, sítios e caminhos históricos, festas, artesanato e gastronomia.

Não só brasileiros, mas turistas do mundo todo vêm desfrutar de Paraty.

A pesquisa de Dimensionamento e Caracterização do Turismo Internacional do Brasil, aponta a cidade entre os principais destinos receptivos para o segmento de lazer, ocupando a 11ª posição com 2,9% de participação neste mercado.

Assim, este município pequeno em termos de população permanente (menos de 40 mil / cerca de 30 mil  habitantes), mas que recebe grandes fluxos nos períodos de alta temporada turística, está mobilizando seus moradores para, em um trabalho conjunto, acolher a campanha do governo brasileiro em parceria com a ONU.

Será necessária, para isso, a adoção de políticas e posturas no sentido de dotar o município de produtos e serviços compatíveis com a proposta de turismo sustentável. Algumas ações integradas e coordenadas  podem fazer isso:

  • Melhoria da infraestrutura básica, como saneamento;
  • Inclusão das comunidades tradicionais locais no processo;
  • Fortalecimento de ações de sustentabilidade, como a Agenda 21 local;
  • Implementação de programas de educação ambiental;
  • Fomento de projetos de ecoturismo de base comunitária;
  • Melhoria do sistema de abastecimento de água da população permanente e dos visitantes;
  • Orientação e promoção de mudança de hábitos dos moradores e de seus turistas;
  • Orientação dos profissionais e empresários diretamente relacionados ao setor turístico quanto ao turismo sustentável e;
  • Busca de soluções para a  questão do crescimento urbano desordenado.

Em breve você vai poder visitar Paraty fazendo escolhas que irão proteger o ambiente e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das pessoas e culturas do local.

Seja um turista consciente. Embarque nessa! http://ow.ly/bjdLZ

Fonte: http://www.facebook.com/passaporteverde?v=app_190322544333196

 

Anúncios

Written by abraselparaty

4 de junho de 2012 às 19:37

Publicado em Clipping, Projetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: