Abrasel Paraty

Associação de Bares e Restaurantes de Paraty

Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty traz novidades na 31ª Edição

leave a comment »

Image

De 15 a 18 de agosto de 2013 acontecerá a 31ª Edição do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, esse ano com muitas novidades.

A primeira é o novo horário de funcionamento do evento: as atrações acontecerão durante todo o dia na tenda principal, que contará com shows diversos desde às 11h.  Com a proposta de valorização da cultura local, o visitante poderá conhecer o que Paraty tem de melhor. Músicos da cidade, ou que fizeram parte da história da cidade de alguma forma, se apresentam em uma programação que conta com shows de forró, samba, chorinho, rock, blues, jazz, ciranda, black music, e muito mais.

Os tradicionais cirandeiros da Ciranda Caiçara se apresentarão no sábado às 13h e a moderna Ciranda Elétrica terá seu espaço no palco na sexta às 21h. O blues, comandado por Paulo Meyer e banda, fecha a noite de sábado; e a black music, representada por Paulinho Lima, promete fazer todo mundo dançar na sexta, até às 2h. No domingo o dia começa com o chorinho de Ary & Erivelton e termina com o forró universitário do Chama Maré.

Novidades também na gastronomia. A Abrasel Paraty e o Pólo Gastronômico de Paraty (representando os bares e restaurantes da cidade) junto à PMP (Prefeitura Municipal de Paraty) e à APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty) inovam nas Praças de Alimentação. Além das tradicionais barracas dos alambiques, haverão 17 barracas com pratos e petiscos criados por chefs e festeiros da cidade.  A inspiração dos cardápios vem da gastronomia sustentável, com a utilização de produtos locais e valorização das receitas regionais. Espalhadas em duas Praças de Alimentação, as barracas da gastronomia se misturam a esta grande festa contando um pouquinho da história de Paraty através de suas receitas.

A Casa do Fogo, por exemplo, servirá Feijão Tropeiro, em homenagem à Estrada Real e à época em que Paraty foi um entreposto comercial para o escoamento do ouro retirado das Minas Gerais, servirá ainda seus tradicionais pratos flambados nas cachaças artesanais de Paraty, espetinhos feitos de cana-de-açúcar com frutos do mar e seu Bobó de Camarão. O Restaurante do Quilombo, mostra sua famosa feijoada, além do peixe à moda quilombola e camarões com taioba flambados. O Restaurante Bartholomeu vem com deliciosos ceviches e sanduíches caipiras. O Restaurante Gongorê fará panquecas utilizando produtos locais, como o palmito pupunha produzido em Mambucaba e queijos produzidos no Corisco e Barra Grande, servirá também mini-morangas recheadas com molho de camarão e gratinadas com catupiry.

A Barraca do Bode, promovida por membros da maçonaria, fará seus tradicionais caldos e as festas de São Benedito e do Divino também irão participar com doces que são a cara da cidade, como o massapão.  A Esfiharia Emirados servirá salgados e o pessoal do Delicias de Maria apresenta o camarão casadinho, receita caiçara que não pode faltar em nenhuma festa da cidade, e represta Paraty no concurso “As 7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro”.  O sertão do Taquari, um dos distritos de Paraty, comparecerá representado por Marina, com pastéis e caldo de cana.  E não fica por aí, pra saborear essas e outras delícias, só ao vivo, nesta grande festa da cultura caiçara.

Serviço:

Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty 2013.

De 15 a 18 de Agosto. Horário de funcionamento: Quinta-feira, das 19h à 1h. Sexta e sábado das 10h às 2h. Domingo das 10h à 0h.

Confira a programação cultural completa do Festival da Cachaça, Cultura e Sabores 2013

Quinta-feira, 15/08:
19h – Bloco Meninos do Pontal e Assombrosos do Morro
21h – Trio Mangarapira (Forró)
23h – Breno e Delluca (Sertanejo Universitário)

Sexta-feira, 16/08:
11h – Luis Casquideo (MPB & Bossa)
13h – Bebeto e Banda (MPB)
15h – Tok Surpresa (Pagode)
21h – Ciranda Elétrica (Ciranda Eletrônica Caiçara)
23h – Paulo Lima (Black Music)

Sábado, 17/08:
11h – Moreira Junior (Voz e Violão)
13h – Ciranda Caiçara (Danças Típicas)
21h – Ronaldo Hansen (Rock)
23h – Paulo Meyer (Blues & Soul)

Domingo, 18/08:
11h – Ary e Erivelton (Chorinho)
13h – Velha Guarda (Samba)
15h – Ciranda 7 Unidos (Ciranda Tradicional)
21h – Samba Que Eu Gosto (Samba)
23h – Chama Maré (Forró Universitário)

No Espaço Cachaça Cultural (Paço Municipal), haverá palestras, degustação, exposições, apresentações artísticas e o lançamento da campanha pelo registro da canoa caiçara como patrimônio cultural brasileiro.

Anúncios

Written by abraselparaty

3 de agosto de 2013 às 01:09

Publicado em Eventos Abrasel Paraty

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: